"Quando agredida, a Natureza não se defende. Apenas se vinga."









(Albert Einstein)





"A Natureza só permite aos génios uma filha: sua obra"



(Monteiro Lobato)




"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"




(Antoine Lavoisier)

Desflorestação

sexta-feira, 29 de abril de 2011
O processo de Desflorestação consiste na remoção, em larga escala, de grandes porções de floresta, anterior à sua substituição por outras utilizações do solo. Em bom português se pode descrever como o abate de árvores com vista a utilizar o solo por elas ocupado para outros fins, economicamente mais rentáveis do que ter um conjunto de seres vivos que controlam os ciclos de água do solo e a reciclagem do ar, com produção de oxigénio. É devido a esta forma materialista de pensar que a Desflorestação foi durante muitos anos vista como impulsionadora do desenvolvimento da economia de um país, visto que com ela se liquida o "capital" de uma floresta, abrindo caminho para outras formas de lucro, como a produção de comida, matéria-prima, energia ou construção de infra-estruturas.
Uma grande parte da vida selvagem encontra-se nas florestas tropicais, quentes e húmidas. As enormes árvores, os arbustos e as ervas fornecem alimentos e habitat a elevado número de animais. Por vezes, aí habitam tribos que colhem da floresta só o que precisam e não provocam estragos.
Os seres vivos respiram dióxido de carbono e as árvores transformam-no em oxigénio, contribuindo para que haja vida. Por isso lhes chamamos os pulmões do Mundo. A cobertura florestal original do planeta foi destruída e apenas um quinto permanece intacta. Na floresta amazónica, algumas estimativas apontam para 80 mil espécies animais.
O Homem começou a desbravar a floresta há 10 000 anos, quando surgiu a agricultura. A queima da floresta é uma das causas de emissão de CO2 para a atmosfera. A acção do Homem sobre a floresta consiste essencialmente na desflorestação assumindo, nas últimas décadas, proporções muito preocupantes. Se for mantido o actual ritmo de desflorestação, uma grande parte das 50 a 90% das espécies vivas do planeta que existem nas florestas será extinta a meio deste século.

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.